segunda-feira, 28 de março de 2016

A LASCÍVIA DA MULHER E A COBIÇA DO HOMEM.

                        TEXTO ÁUREO
"Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: [...], lascívia, [...]," (Gl 5.19).
                  
 VERDADE PRÁTICA

"[...]Mas o corpo não é para a prostituição; senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo" (1 Co 6.13 b).

A lascívia é um pecado que prostitue o corpo da mulher e deve ser combatido,  pois a roupa faz parte do corpo e como tal deve ser santificada (1 Ts 5.23).  


         SIGNIFICADO DE LASCÍVIA:
 1. Propensão ou inclinação para a sexualidade exagerada.
   2. tendência excessiva ao desejo sexual.
  3. concupiscência, luxúria, lubricidade, volúpia.

A Palavra que define com mais clareza o pecado de lascívia é a sensualidade e propensão para sexualidade exagerada do corpo

A lascívia é uma característica  própria de quem é  sensual. Uma mulher sensual  torna seu corpo um atrativo sexual masculino propenso ao desejos da carne. A prostituição do corpo é condenada na Palavra de Deus em (Gl 5.19,21). 

A lascívia da mulher pode ser notada principalmente pelo comportamento sensual do seu corpo, quando ela expõe sua nudez ou parte dela através de roupas sensuais como: roupas apertadas, roupas curtas, roupas decotadas e roupas transparentes. Através de gestos também, são  aquelas expressões eróticas em seu corpo.

Geralmente as roupas sensuais chamam muita atenção do homem numa mulher. As roupas sensuais transmitem uma mensagemde de conotação sexual. São  aquelas roupas do tipo provocativa e muito atrativas aos olhares masculinos. 

O HOMEM E SUA NATUREZA VISUALISTA
O perigo do olhar masculino numa mulher, aquele olhar escandaloso. Um olhar normal pode evoluir para um olhar de cobiça se não forem "arrancado" para longe. O desejo nasce no coração do homem e o contamina, mas pode ser evitado a tempo se cortado pela raiz.
O homem por ter uma natureza mais visualista em relação a mulher, ele tende a ser mais propenso e estimulado sexualmente através dos olhos. Por isso Jesus adverte contra isso em (Mt 5.29)

 
A lasciva da mulher por sua vez é um estimulante sexual que aguça o apetite sexual masculino. O homem que por não vigiar cai em tentação dos pecados da carne, tais como: adultério mental (Mt 5.28), masturbação (Mt 5.30;Gl 5.19,21), fornicação e prostituição do corpo em geral (Gl 5.19,21).

Muitos homens são atraídos por não vigiarem em seu olhar, seja numa visão presencial ou virtual de uma mulher sensual. Em geral é muito difícil para o homem controlar a sua libido diante de tanta lascívia no mundo, através da cultura, política liberal do sexo e mídias que propagam pornografia, mas nã é impossível biblicamente. 

Lembra da história bíblica de José no Egito,  aquele jovem nos ensina a fugir dos encantos e sedução de uma mulher lascívia. A Bíblia narra a história em que José resistiu a mulher de Potifa, fugindo dela e evitando-a. Compare em Provérbios 

'Não cobiças no teu coração a sua formosura, nem te prendas com os seus olhos.' (Pv 6.25).

Para evitar este mal, a Bíblia aconselha regras doutrinárias. Aqui listamos alguns conselhos bíblicos:

(1) - Não prender o seus olhos numa mulher lasciva (Pv 6.25).

(2) - "Arrancar os olhos para longe" (Mt 5.29).

(3) - Não colocar coisas má diante de seus olhos, como de pessoas lasciva por exemplo (Sl 101.3).

Quando negligenciamos os conselhos bíblico sobre nossos olhares, as consequências são muito triste  quanto foi com o rei Davi.

Lembra da história do rei Davi que teve uma experiência ruim ao olhar da janela de seu castelo uma mulher formosa por nome Batseba. A cobiça de Davi nessa mulher teve uma triste consequências do pecado de adultério em toda sua casa.

Quando um homem não "arranca" seu olhar (Mt 5.29) de uma mulher lasciva, ele é  atraído e tentado pela sua cobiça ao pecado de adultério mental (Mt 5.28) . Esta tentação não vem do diabo, mas do próprio coração humano (Tg 1.14). 

É responsabilidade de cada um vigiar seus olhos mediante conselhos que a bíblia nos orienta.

Veja dois conselhos bíblicos: 
1. O conselho de Jesus: 'Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti, pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que todo o teu corpo seja lançado no inferno (Mt 5.29).

2.  compare também com o conselho do rei Davi: 'Não porei coisa má diante dos meus olhos (Sl 101.3 parte b). 

Pode até ser difícil um homem cristã olhar uma mulher sensual sem que aquela visão não transmita uma mensagem sexual, mas, se ele por colocar em prática o conselho que Jesus ensinou , ele mantém uma mente iluminada e pura na comunhão com Deus. Veja abaixo o que nos diz a bíblia: 

 "A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz. Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!"(Mt 6.22,23).
     
IMAGEM 1

                           IMAGEM 2



 A missão do cristão autêntico nesse caso é  fugir de tudo que o estimule para o desejo do pecado da cobiça seja de forma física ou virtual, a lascivia é combatida tirando os olhares para bem longe. Nesse caso para os homens cristão (Mt 5.29).
 
COMO UMA MULHER PODE EVITAR O PECADO DA LASCÍVIA EM OUTRAS PESSOAS?

1) - Para a mulher cristã a regra é evitar lascívia em outras pessoas em seu modo de se vestir e se comportar. É  preciso se comportar com pudor e modéstia no seu vestuário e no também no gesto do corpo (1 Tm 2.9) . Esse padrão diferencia a mulher cristã de uma mulher não cristã. Sua diferença está na decência compatível com a fé cristã. Veja o exemplo de modéstia na roupa nessa imagem:


"que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia [...] (1 Tm 2.9).

2) - Andar em espirito e vigiar todo tipo de comportamento ou pensamento erótico. Até mesmo um sutil gesto da boca ou outros meios que estimule desejo em outras pessoas deve ser evitado (Gl 5.19).


Digo, porém, andai no Espírito e não satisfareis a concupiscência da carne” (Gálata 5.16).

COMO UMA MULHER  MANIFESTA A SUA LASCÍVIA EM OUTRAS PESSOAS?

Pelo comportamento sensual do seu corpo ou por meio de gesto, uma mulher motiva outras pessoa a cobiçá-la. Essa cobiça pode ser de duas formas: direta ou indireta

Uma mulher pode manifestar lascívia pelo comportamento sensual do seu corpo dependendo do tipo de roupa que estiver vestida, ou seja, se a sua roupa for provocante , tais como: roupa apertada, roupa decotada, roupa transparente ou roupa curta por exemplo. Esses tipos de roupas são muito provocativas e podem causar cobiça em outras pessoas em sua volta, principalmente nos homens.


Observem nesta figura abaixo, as mulheres caminhando em via pública. Nota que suas roupas são justas. Tal comportamento lascivo motiva o olhar escandaloso de outras pessoas em sua direção. Neste caso, o homem é o mais atraído pelos seus atributos sensuais (Mt 5.28). As chances de uma cobiça são grande quando o olhar não são tirados para bem longe:


Quando uma mulher usa um traje sensual que chame atenção para si de modo atraente, seja em locais públicos ou privado. Sua lascívia tem como consequência  a cobiça dos olhares  escandalosos em sua direção, principalmente dos  homens (Mt 5.28) é consequência da lascívia da mulher quando se veste indecente (Gl 5.19). 

Vejam  no exemplo das figuras abaixo:      

                              IMAGEM 1


                       IMAGEM  2


Jesus ensinou em sua Palavra como evitar a cobiça dos olhos numa mulher, ou seja, ‘arrancar o olhar escandaloso’, para bem longe (Mt 5.28).

Sensualidade significado: comportamento imoral, escandaloso, falta de pudor. Significam também atos, modos, gestos de se comportar e exprimir um sentimento voltado para a intenção de despertar e impulsionar uma vontade relacionada ao sexo em outro; chamar atenção para si de modo atraente.


A LASCÍVIA DE UMA MULHER PODE SER DIRETA OU INDIRETA

Lascívia direta: quando uma mulher se comporta sensualmente com a intenção proposital de seduzir outras pessoas em sua volta.

Há casos em que uma mulher manifesta sua lascívia de forma direta e tem a finalidade proposital de obter olhares par si, nesse caso, é lascívia direta. O traje sensual contribui muito e torna as chances grandes de uma eventual cobiça masculina.

Observe o exemplo desta figura abaixo:



A bíblia condena a lascívia em (Gl 5.19), pois se trata de uma obra da carne. A bíblia aconselha as mulheres cristãs a se vestirem com roupa adequada à fé cristã, aquelas roupas com ausências de sensualismo ou exageros vaidosos.

Texto bíblico

 ”que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia [...]” (1Tm 2.9).

Lascívia indireta: quando uma mulher se comporta sensualmente sem a intenção de atrair olhares masculinos para si.  A justificativa de uma mulher gostar de usar uma roupa sensual apenas por vaidade não evitará as consequências do pecado de cobiça masculina de forma indireta.

Observe o exemplo abaixo da figura:



Mulheres Cristãs que se descuidam nos seus vestuários e ignoram o uso correto das roupas segundo a fé cristã, perdem o respeito moral e são vistas como vugar. Muitas mulheres cristãs não abrem mão de uma sutil sensualidade . Observe as figuras abaixo:


Figura 1 - A roupa com decote expõe parte da nudez íntima da mulher enquanto que a figura 2 - a roupa “colada” modela e expõe as curvas íntimas de seu corpo. Justificar um pouquinho da lascívia é antibíblico veja:

"Abstende-vos de toda a aparência do mal" (1 Ts 5.22).

Tanto uma mulher que faz um homem pecar pela sua lascívia quanto o homem que a cobiça corre o risco da perdição do inferno segundo livro de (Mt 5.29 e Gal 5.19-21) respectivamente.

"Qualquer que comete pecado, também comete iniquidade; porque o pecado é iniquidade" (1 Jo 3.4). 

Observe o que diz o texto Bíblico de (Mt 5.29) para o homem que cobiça uma mulher em seu coração:

“Portanto se teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que se todo o teu corpo lançado no inferno” (Mateus 5.29).

Agora observa o texto bíblico de (Gl 5.19-21) que fala sobre a lascívia manifestada principalmente pelas mulheres (sensualidade do corpo):

“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: [...], lascívia [...] e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus” (Gálatas 5.19-21).

A mulher que manifesta lascívia na igreja e fora dela e o homem que cobiça uma mulher na igreja e fora prejudicam a sua alma e não terão parte com o reino de Deus segundo livros de (Mat 5.29 e Gal 5.19-21).

Por isso a importância dos cultos de ensinamentos doutrinários e de escolas Bíblicas.

“Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança” (Provérbios 11.14).


“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8.32).



SIGNIFICADO DE PUDOR E MODÉSTIA

Pudor: decência à honestidade, vergonha por algo contrário aos bons costumes. O pudor leva alguém a evitar tudo o que não é honesto, decente e respeitoso com o corpo físico e seu comportamento nas vestes.

Uma pessoa sem pudor nas vestes induz outra ao erro da cobiça, e também é vista como vulgar, pois além de perder o respeito ao se tornar objeto de cobiça, a cobiça é uma falta de respeito moral.

Modéstia: moderação, simplicidade. A modéstia é ausência de vaidade.

ROUPA INADEQUADA IMPLICA NA SALVAÇÃO?

Alguém diz: “roupa não salva! Que problema tem em usar tal roupa”.
Não é a roupa em si, mas roupas indecentes que manifestam a lascívia “obra da carne” (Gl 5.19) impedem de herdar a salvação (Gl 521). Portanto, a roupa sensual tem haver sim com salvação.

A lascívia da mulher causa o pecado da cobiça masculina. Uma pessoa que se comporta sem pudor nas veste, manifesta lascívia direta e indireta.

A Bíblia exorta que os que cometem tal coisa não herdarão o Reino de Deus. Ver texto Bíblico de Gálatas 5.v.19 (lascívia, obra da carne) e Gálatas 5.v.21 parte b (consequência da obra da carne, lascívia).

A Bíblia ensina a santificar tudo, as vestes fazem parte do corpo e devem ser santificadas também.

“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1Ts 5.23).

A CULPA DO HOMEM E DA MULHER CRISTÃOS NO SEU VESTUÁRIO 

A culpa da mulher quando esta se veste de forma indecente (sensual), mesmo de forma involuntária, ou seja, sem intenção de causar olhar de cobiça direta noutra pessoa (Gl 5.19).

A culpa do homem quando este a cobiça pelo olhar numa mulher (Mt 5.28) ou igualmente quando se comporta com trajes indecentes (sensual), pode manifestar desejos lascivo também numa mulher (Gl 5.28).

A LASCÍVIA (GL 5.19) CAUSA COBIÇA DOS OLHOS (MT 5.28)

As vestes indecentes influenciam na cobiça dos olhos, razão pela qual as meretrizes abusam nos trajes que seduzem, a fim de atrair cliente sexual para si.


Trajes femininos sensuais que causam a cobiça dos olhos masculina:

 (aRoupas curtas. Ex: minissaia, micro short, mini-blusa sem manga com barriga a mostra etc.

(bRoupa decotada. Ex: blusa ou vestido que mostra parte dos seios (tomara que caia), blusinhas que mostra a barriga e costa, saia rachada e etc.

(cRoupa transparente. Todas as que revelam o corpo ou parte dele por meio da transparência.

(droupas apertadas.  Todas as roupas que modelam o corpo. Ex: calça comprida apertada, saia apertada, blusa e vestido apertado, e etc.

Tipo de trajes masculino e feminino que expõe sensualidade e atrai cobiça sexual:

1) - Vestuário feminino.

Bikini de praia tipo fio dental, short-lycra, calça comprida apertada, calça legging ou capri, aquelas usadas em academia, minissaia e microshort apertados, roupas com decote, roupa com transparência, roupa curtas, roupas apertadas e etc.

Vestuário masculino.

Igualmente as roupas femininas, as roupas masculinas modernas e vaidosas. Em resumo, são todos aqueles trajes apertado, decotados e transparentes que mostra e revela o corpo.

Exortação Bíblica 

“Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis” (Rm 8.13).

Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo (1 Co 6.18,19).

Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos?


                           Conclusão

O pecado da lascívia (Gl 5.19) leva a perdição. Pessoas sensuais que cometem tal coisa não herdarão o reino de Deus (Gl 5.21). Portanto, é preciso renunciar todo tipo de roupas indecentes (sensuais) do guarda roupa, tais como: roupa curta, roupa transparente, roupa decotada ou roupa apertada. Além é claro, de evitar a cobiça dos olhos noutras pessoas (Mt 5.28).



Fonte: BLOGUE: O PROFESSOR DA SÃ DOUTRINA JESUS CRISTO .

Visite o blog e confira outros estudos sobre a lascívia e relacionados:


  • Cobiça sexual e suas fases
  • Lascívia no vestuário estudo 01 e 02
  • Os efeitos da lascívia
  • Cobiça dos olhos
  • Masturbação estudo 01 e 02

7 comentários: