Mr 16.18: “Pois também eu te digo que tu
és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno
não prevalecerão contra ela”.
A palavra grega ekklesia (igreja), literalmente,
refere-se à reunião de um povo, por convocação (gr.ekkaleo). No NT, o
termo designa principalmente o conjunto do povo de Deus em Cristo, que se reúne
como cidadãos do reino de Deus (Ef 2.9), com o propósito de adorar a Deus.
A palavra “igreja”
pode referir-se a uma igreja local (Mt 18.17; At 15.4) ou à igreja no sentido universal (Mt 16.18; At 20.28; Ef 2.21,22).
(1) A igreja é apresentada
como o povo de Deus (1 Co 1.2; 1 Co 10.32; 1Pe
2.4-10), o agrupamento dos crentes redimidos como
fruto da morte de Cristo (1Pe 1.18,19). É um povo peregrino que já não pertence
a esta terra (Hb 13.12-14), cujo primeiro dever é viver e cultivar uma comunhão
real e pessoal com Deus (1Pe 2.5; ver Hb 11.6).
(2) A igreja foi chamada para
deixar o mundo e ingressar no reino de Deus. A separação do mundo é parte
inerente da natureza da igreja e a recompensa disso é ter o Senhor por Deus e
Pai (2 Co 6.16-18; ver o
estudo A SEPARAÇÃO ESPIRITUAL DO CRENTE,
p. 1779).
(3) A igreja é o templo de
Deus e do Espírito Santo (ver 1Co 6.16; 2 Co 6.14;7.1; Ef
2.11-22;1 Pe 2.4-10). Este fato,
no tocante à igreja, requer dela separação da iniquidade e da imoralidade.
(4) a Igreja é o corpo de
Cristo (1Co 6.15,16; 10.16,17; 12.12-27). Isto indica que não pode existir igreja verdadeira sem união vital
dos seus membros com Cristo. A cabeça do corpo é Cristo (Cl 1.18; Ef 1.22; 4.15; 5.23).
(5) A igreja é a noiva de
Cristo (2 Co 11.2; Ef 5.23-27; Ap 19.7-9). Este conceito nupcial enfatiza tanto a lealdade, devoção e fidelidade
da igreja a Cristo, quanto o amor de Cristo à sua igreja e sua comunhão com
ela.
(6) A igreja é uma comunhão (gr. koinonia) espiritual (2 Co 13.14; Fl 2.1). Isto inclui
a habitação nela do Espírito Santo (Lc 11.13; Jo 7.37-39; 20.22), a unidade do Espírito (Ef 4.4) e o
batismo com o Espírito Santo (At 1.5; 2.4; 8.14-17; 10.44;
19.1-7). Esta comunhão deve ser uma demonstração
visível do mútuo amor e cuidado entre os irmãos (Jo
13.34,35).
(7) A igreja é um ministério
(gr. diakonia) espiritual. Ela
ministra por meio de dons (gr.
charismata) outorgado pelo Espírito Santo (Rm 12.6;
1 Co 1.7; 12.4-11, 20-31; Ef 4.11).
(8) A igreja é um exército
engajado num conflito espiritual, batalhando com a espada e o poder do Espírito
(Ef 6.17). Seu
combate é espiritual, contra satanás e o pecado (ver o estudo O REINO
DE DEUS, p.1412). O Espírito que está na igreja e a enche, é qual guerreiro
manejando a Palavra viva de Deus, libertando as pessoas do domínio de Satanás e
anulando todos os poderes das trevas (At 26.18; Hb
4.12; Ap 1.16; 2.16; 19.15, 21).
(9) A igreja é a coluna e o
fundamento da verdade (1Tm 3.15), funcionando, assim, como o alicerce que
sustenta uma construção. A igreja deve sustentar a verdade e conservá-la
íntegra, defendendo-a contra os deturpadores e os falsos mestres (ver Fp 1.17; Jd 3).
(10) A igreja é um povo
possuidor de uma esperança futura. Esta esperança tem por centro a volta de
Cristo para buscar o seu povo (ver Jo 14.3; 1Tm
6.14; 2Tm 4.8; Tt 2.13; Hb 9.28;
ver o estudo O ARREBATAMENTO DA IGREJA,
p. 1849).
(11) A igreja é tanto
invisível como visível. (a) A igreja
invisível é o conjunto dos crentes verdadeiros, unidos por sua fé viva em
Cristo (ver o estudo FÉ E GRAÇA, p. 1704).
(b) A igreja visível consiste de
congregações locais, compostas de crentes vencedores e fiéis (Ap 2.11,17,26; ver 2.7), bem como de
crentes professos, porém falsos (Ap 2.2); “caídos” (Ap 2.5); espiritualmente “mortos” (Ap 3.1); e
“mornos” (Ap 3.16; ver Mt 13.24; At 12.5, sobre as
características essenciais de
uma igreja do NT).
ESTUDOS RELACIONADOS:
- A SEPARAÇÃO ESPIRITUAL DO CRENTE, P. 1779.
- O REINO DE DEUS, P. 1412.
- O ARREBATAMENTO DA IGREJA, P. 1849.
- FÉ E GRAÇA, P. 1704.
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FONTE: B.E.P/Blogger: O PROFESSOR DA SÃ DOUTRINA – JESUS CRISTO
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