quinta-feira, 5 de maio de 2016

O ARREBATAMENTO DA IGREJA

1 Ts 4.16,17 “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor”.

O termo “arrebatamento” deriva da palavra raptus em latim, que significa “arrebatado rapidamente e com força”. O termo latim raptus equivale a harpazo em grego, traduzido por “arrebatado” em 1 Ts 4.17. Esse evento, descrito aqui em 1 Co 15, refere-se à ocasião em que a igreja do Senhor será arrebatada da terra para encontrar-se com Ele nos ares. O arrebatamento abrange apenas os salvos em Cristo.

(1) Instantes antes do arrebatamento, ao descer Cristo do céu para buscar a sua igreja, ocorrerá a ressurreição dos “que morreram em Cristo” (1 Ts 4.16). Não se trata da mesma ressurreição referida em Ap 20.4, a qual somente ocorrerá depois de Cristo voltar à terra, julgar os ímpios e prender satanás (Ap 19.11-20.3). A ressurreição de Ap 20.4 tem a ver com os mártires da tribulação e possivelmente com os santos do AT (ver Ap 20.6).

(2) Ao mesmo tempo em que ocorre a ressurreição dos mortos em Cristo, os crentes vivos serão transformados; seus corpos se revestirão de imortalidade (1 Co 15.51,53). Isso acontecerá num instante, “num abrir e fechar de olhos” (1 Co 15.52).

(3) Tanto os crentes ressurretos como os que acabaram de ser transformados serão “arrebatados juntamente” (1 Ts 4.17) para encontrar-se com Cristo nos ares, ou seja: na atmosfera entre a terra e o céu.

(4) Estarão literalmente unidos com Cristo (1 Ts 4.16,17), levados à cãs do Pai, no céu (ver Jo 14.2,3), e reunidos aos queridos que tinham morrido (1 Ts 4.13-18).

(5) Estarão livres de todas as aflições (2 Co 5.2,4; Fl 3.21), de toda perseguição e opressão (ver Ap 3.10), de todo domínio do pecado e da morte (1 Co 15.51-56); o arrebatamento os livra da “ura futura” (1 Ts 1.10; 5.9), ou seja: da grande tribulação.

(6) A esperança de que nosso Salvador logo voltará para nos tirar do mundo, a fim de estarmos “sempre com o senhor” (1 Ts 4.17), é a bem-aventurada esperança de todos os redimidos (Tt 2.13). É fonte principal de consolo para os crentes que sofrem (1 Ts 4.17,18; 5.10).

(7) Paulo emprega o pronome “nós” em 1 Ts 4.17 por saber que a volta do Senhor poderia acontecer naquele período, e comunica aos tessalonicenses essa mesma esperança. A Bíblia insiste que anelemos e esperemos contínua e confiadamente a volta do senhor (compare Rm 13.11; 1 Co 15.51,52; Ap 22.12,20).

(8) Quem está na igreja, mas não abandona o pecado e o mal, sendo assim infiel a Cristo, será deixado aqui, no arrebatamento (ver Mt 25.1; Lc 12.45). Os tais ficarão neste mundo e farão parte da igreja apóstata (ver Ap 17.1); ver o estudo O PERÍODO DO ANTICRISTO, p. 1856), sujeitos a ira de Deus.

(9) Depois do arrebatamento, virá o Dia do senhor, ujm tempo de sofrimento e ira sobre os ímpios (1 Ts 5.2-10; ver 5.2). Seguir-se-á a segunda fase da vinda de Cristo, quando, então, Ele virá para julgar os ímpios e reinar sobre a terra. (ver Mt 24.42,44).

ESTUDO RELACIONADO:

O PERÍODO DO ANTICRISTO, p. 1856.

FONTE: B.E.P/Blogger: O PROFESSOR DA SÃ DOUTRINA – JESUS CRISTO



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